Fábio Faisal faz curadoria de exposição coletiva no Rooftopemcasa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Realizada pela Acessart, a exposição “Na Trama da Percepção” reúne obras de artistas como Cecília Walton, Laura Vinci e Vik Muniz. A mostra é fruto da parceria entre a Acessart e o Rooftopemcasa, e conta com participação especial da Galeria Nara Roesler. Ao longo do período expositivo, a Acessart irá realizar uma série de conversas sobre arte e colecionismo.

Entre 21 de novembro e 20 de dezembro, o Rooftopemcasa – clube social privado situado no Jardim América, em São Paulo – recebe a exposição “Na Trama da Percepção”, com obras de dez artistas contemporâneos. Realizada pela Acessart, consultoria de arte especializada em mercado e carreira, a mostra tem curadoria do professor de história da arte e colecionador Fábio Faisal, e conta com a participação da Galeria Nara Roesler.

“Na Trama da Percepção” apresenta um conjunto expressivo de obras de artistas representados pela Acessart – e que também são alunos de Fábio Faisal no curso de História da Arte, como Andrea BracherCecília WaltonMarcela Neves Marília Bulhões, e artistas da Galeria Nara Roesler, incluindo Angelo VenosaLaura VinciLucia KochMarcos ChavesRaul Mourão Vik Muniz. A exposição propõe uma reflexão sobre os múltiplos aspectos da percepção humana e suas interações com o espaço e o contexto contemporâneo.

Para o curador Fábio Faisal, a proposta da mostra é desafiar o público a explorar diferentes formas de ver e interpretar o mundo. As obras que compõem a exposição abordam questões relacionadas à percepção e sentidos. “Essa mostra reúne trabalhos que refletem sobre os sentidos, inconsciente, natureza e origem. Queremos estimular o espectador a enxergar a realidade sob novas perspectivas, explorando a cosmologia e a complexidade do gosto contemporâneo na arte”, comenta Faisal.

Representando artistas nacionais e internacionais, a Nara Roesler – uma das principais galerias brasileiras de arte contemporânea e com filial em Nova Iorque há mais de dez anos – participa da exposição com uma seleção de sete obras, reforçando a ideia de desenvolver novos formatos de relacionamentos com colecionadores e formação de novos públicos para a arte.

Uma das premissas dessa iniciativa idealizada pela Acessart, é proporcionar ao público uma experiência que une apreciação estética e reflexão sobre o valor e o impacto da arte. Para isso, ao longo do período expositivo, a Acessart realizará uma série de conversas com especialistas para discutir colecionismo e investimento em arte, e também sobre a importância da curadoria. Os encontros são gratuitos e acontecerão às quintas-feiras: 28/11, 05/12 e 12/12, às 19h.

O projeto ocorre em um momento de grande valorização do mercado de arte internacional. Segundo The Art Market Report 2024, relatório publicado pela Art Basel e UBS, o mercado de arte global atingiu aproximadamente US$ 65 bilhões em 2023, impulsionado pelo crescente interesse em obras contemporâneas e pelo papel da arte como investimento.

Alinhada a essas tendências, a mostra “Na Trama da Percepção” não só apresenta obras que dialogam com o cenário atual artístico, mas também reflete o objetivo da Acessart de construir pontes entre a criação artística e o mercado de forma relevante e estratégica.

Desde sua fundação, em 2021, a Acessart tem se destacado no cenário das artes visuais por sua expertise em consultoria voltada ao mercado de arte e ao desenvolvimento de carreiras para artistas. Atuando como uma ponte entre artistas, colecionadores e instituições culturais, a Acessart busca potencializar o alcance e a valorização das produções artísticas brasileiras, entendendo o contexto e as demandas do mercado nacional e internacional.

“A exposição Na Trama da Percepção é um exemplo do compromisso da Acessart com a expansão e com a valorização do mercado de arte brasileiro. Essa vocação é essencial para o crescimento sustentável das artes visuais no Brasil, uma vez que busca fortalecer o colecionismo e o investimento em arte como um setor estratégico para a cultura brasileira”, explica Alexandre Spinola, fundador da Acessart. “A realização da exposição em um clube social privativo como o Rooftopemcasa reforça a exclusividade da experiência e proporciona um espaço único para o diálogo sobre a arte como valor cultural e econômico. Acreditamos que o colecionismo e o investimento em arte têm papel fundamental no cenário atual e que iniciativas como essa ampliam a conscientização sobre o valor da arte no Brasil e no mundo”, ele completa.

A escolha do Rooftopemcasa como espaço para receber a exposição e como parceiro na realização dessa exposição, deu-se pela experiência de ter realizado várias mostras anteriores, sempre privilegiando a arte contemporânea. Para garantir uma experiência personalizada na visita e na participação dos encontros, é necessário solicitar e agendar a visita, previamente, pelo e-mail: caixetaspinola@gmail.com

Serviço:

“Na Trama da Percepção”

Curadoria: Fábio Faisal

Artistas: Andrea Bracher, Angelo Venosa, Cecília Walton, Laura Vinci, Lucia Koch, Marcela Neves, Marília Bulhões, Marcos Chaves, Raul Mourão e Vik Muniz

Período expositivo: 21 de novembro a 20 de dezembro de 2024

Local: Rooftopemcasa

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 21h

Endereço: Rua Groenlândia, nº 1564 – Jardim América – São Paulo/SP

Agendamentoscaixetaspinola@gmail.com

Realização: Acessart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes