No espetáculo, dança, música e memória se encontram para contar histórias de migração, resistência e ancestralidade no coração da cidade.
No dia 06 de julho de 2025 (domingo), às 16h30, o coletivo Sinergia Marginal (@sinergiamarginal), grupo de dança e múltiplas linguagens formado pelos artistas Emersu e Mafê, apresenta o espetáculo “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou”, na Casa Farofa, na Bela Vista, em São Paulo.
A apresentação faz parte do rolezYnho, uma mostra de artes de rua que conta ainda com o espetáculo “DESCAMINHOS – se você me vê, não sou eu”, do coletivo em TRÂNSITO (que também produz o evento), sarau com Dandá Costa, Barbarelli e Alexya Manente, microfone aberto e intervenções artísticas.
“Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou” mistura dança, música, voz, corpo e contação de histórias, e revisita memórias da migração nordestina para São Paulo, refletindo sobre ancestralidade, identidade e resistência, a partir de uma vivência periférica e plural.
O espetáculo nasceu do encontro cênico entre os artistas Emersu (dança) e Mafê (música), em 2022, durante a ação “Lá em Casa”, do grupo Zumb.Boys. O improviso deu origem a uma potente pesquisa de criação sobre as raízes nordestinas de ambos, culminando em um projeto que valoriza histórias que, se não forem contadas, correm o risco de serem apagadas.
Emersu é artista da dança, ator e arte-educador. Iniciou sua trajetória nas danças urbanas e se especializou no breaking, integrando os coletivos Rangers Urban Force, Hip-hop no Vagão, Grupo Flying Low e Setes Cia de Dança. Sua pesquisa une Hip-hop, ancestralidade e pedagogia crítica. Já Mafê é transmasculino e multiartista, com atuação em circo, música, capoeira, teatro, acrobacia, monociclo e violino. Há 15 anos pesquisa o uso do violino em contextos não convencionais, como performances com monociclo e acrobacias. Seu trabalho valoriza a cultura popular, corpos trans e saberes ancestrais.
A apresentação do Sinergia Marginal faz parte do projeto “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou”contemplado pelo Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que também inclui formações, eventos em territórios periféricos e trocas com outros coletivos. Surgido do desejo de ocupar a cena com corpos e vozes marginalizadas, o grupo investiga a fusão de linguagens artísticas a partir de suas raízes nordestinas e do pertencimento periférico.
Serviço: Espetáculo “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou” no rolezYnho
Com Sinergia Marginal – www.instagram.com/sinergiamarginal
Quando: 06 de julho de 2025 (domingo) – Onde: Casa Farofa – Rua Treze de Maio, 240 – Bela Vista, São Paulo – SP. Ingressos: contribuição voluntária. Classificação Livre.
Capacidade: 100 lugares. Acessibilidade: Não. Estacionamento: Não.
Evento rolezYnho – Programação completa: 14h – Abertura
15h – DESCAMINHOS – se você me vê, não sou eu (em TRÂNSITO)
16h30 – Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou (Sinergia Marginal)
17h30 – Sarau com Dandá Costa, Alexya Manente e Barbarelli + microfone aberto
Intervenções artísticas ao longo do dia. Bar aberto durante todo o evento