Pular para o conteúdo

Música

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro realiza concerto em celebração ao esporte no Theatro Municipal

23 de junho de 2026

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro realiza concerto em celebração ao esporte no Theatro Municipal

O evento une música clássica e esporte em homenagem à trajetória das mulheres no futebol brasileiro e conta com a regência do maestro Cláudio Cruz.

No próximo dia 23 de junho, o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro para uma apresentação que celebra o esporte como ferramenta de transformação social. Sob a regência de Cláudio Cruz, o concerto marca o Dia Nacional do Esporte e presta uma homenagem especial às mulheres que desbravaram o futebol no Brasil, iniciando também a contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina de 2027.

O repertório da noite é composto por peças icônicas da música erudita e sucessos populares que remetem à superação esportiva. O público poderá conferir obras de compositores como Tchaikovsky e Johann Strauss, além da abertura de ‘O Guarani’, de Carlos Gomes. Momentos marcantes incluem ainda o clássico ‘Carruagens de Fogo’, de Vangelis, e o emocionante ‘Tema da Vitória’, dedicado a Ayrton Senna.

A iniciativa, promovida pela Ação Social da Música do Brasil, conta com o apoio de entidades como a UNESCO e a CBF. Antes do início da performance musical, será exibido um vídeo com atletas brasileiras em uma campanha contra o feminicídio e em defesa da autonomia feminina, reforçando o caráter social do espetáculo.

  • #concerto
  • #theatro municipal do rio de janeiro
  • #futebol feminino
  • #musica classica
  • #claudio cruz