Música
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro realiza concerto em celebração ao esporte no Theatro Municipal
23 de junho de 2026

O evento une música clássica e esporte em homenagem à trajetória das mulheres no futebol brasileiro e conta com a regência do maestro Cláudio Cruz.
No próximo dia 23 de junho, o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro para uma apresentação que celebra o esporte como ferramenta de transformação social. Sob a regência de Cláudio Cruz, o concerto marca o Dia Nacional do Esporte e presta uma homenagem especial às mulheres que desbravaram o futebol no Brasil, iniciando também a contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina de 2027.
O repertório da noite é composto por peças icônicas da música erudita e sucessos populares que remetem à superação esportiva. O público poderá conferir obras de compositores como Tchaikovsky e Johann Strauss, além da abertura de ‘O Guarani’, de Carlos Gomes. Momentos marcantes incluem ainda o clássico ‘Carruagens de Fogo’, de Vangelis, e o emocionante ‘Tema da Vitória’, dedicado a Ayrton Senna.
A iniciativa, promovida pela Ação Social da Música do Brasil, conta com o apoio de entidades como a UNESCO e a CBF. Antes do início da performance musical, será exibido um vídeo com atletas brasileiras em uma campanha contra o feminicídio e em defesa da autonomia feminina, reforçando o caráter social do espetáculo.
- #concerto
- #theatro municipal do rio de janeiro
- #futebol feminino
- #musica classica
- #claudio cruz