Projeto ‘Mestres do Futuro’ se prepara para a fase final com exposição de todo resultado artístico

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Projeto 'Mestres do Futuro' se prepara para a fase final com exposição de todo resultado artístico

O projeto que valoriza saberes tradicionais com oficinas gratuitas para jovens de Sapopemba, Brasilândia, Rio Pequeno e Cidade Tiradentes chega a última fase, com elaboração do resultado das oficinas, que impactaram 171 pessoas na comunidade.

Idealizado pela Kavantan & Associados, o projeto Mestres do Futuro ensina técnicas artesanais como tranças, abayomi e brinquedos antigos, cerâmica e crochê. Alunos e mestres  exibirão seus trabalhos em uma exposição gratuita em agosto e setembro de 2025.Você pode acompanhar mais detalhes pelo site www.mestresdofuturosp.com.br.

Neste momento, após meses de oficinas, os aprendizes chegam nas etapas finais das oficinas, cada um com novas demandas dessa fase de aprendizado. Os alunos de cerâmica farão a queima dos objetos produzidos em dois eventos coletivos, um no dia 30/07 e outro no dia 14 de agosto. Já as aprendizes da oficina de tranças se preparam para um desfile dos penteados, enquanto as oficinas de brinquedos antigos e crochês elaboram os objetos que farão parte da exposição final.

Transmitir saberes tradicionais para jovens e valorizar o trabalho de artesãos e mestres da cultura popular são grandes objetivos do projeto Mestres do Futuro – São Paulo. A iniciativa ofereceu uma série de oficinas gratuitas para moradores de Sapopemba, Brasilândia, Rio Pequeno e Cidade Tiradentes, regiões da periferia de São Paulo, nos meses de fevereiro a junho de 2025.

“Além da preservação, difusão e promoção da cultura popular local e dos saberes tradicionais, o Mestres do Futuro tem a proposta de oferecer alternativas para os jovens que buscam apenas oportunidades de trabalho no centro expandido, mas em função de seu pequeno grau de instrução formal, quase nunca conseguem colocações formais, bem remuneradas. Ao repassar para os jovens técnicas quase extintas, o projeto consegue atingir diferentes pontos para o desenvolvimento da comunidade local e da sociedade que lá vive”, reflete Sonia Kavantan, a idealizadora do projeto.

O Mestres do Futuro é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Kavantan & Associados por meio do edital PROMAC – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, com patrocínio da VR.

Esta é a terceira edição da iniciativa. A primeira aconteceu em 2008/2009 em 14 cidades do interior do Pará e do Maranhão; e a segunda ocorreu em 2012/2013 em 10 cidades da chamada Estrada Real.

Saberes artesanais

Cada um dos distritos recebeu oficinas de diferentes saberes, ministradas por mestres que já atuam nessas regiões. Eles foram selecionados por meio da curadoria de Karoline Caetano Brito e receberam uma capacitação para se adequar ao contexto e objetivos do projeto.

Em Sapopemba, a mestra Erica Luene ministra a Oficina de Tranças. A ideia da formação é ensinar essa técnica e a aplicação em diferentes penteados, ao mesmo tempo, em que serão discutidas questões como identidade, preconceito e memória.

Já os jovens moradores da Brasilândia participam da Oficina de Abayomi e Brinquedos Antigos comandada pela mestra Sandra Monteiro. A proposta é desenvolver diversos brinquedos de forma totalmente manual, utilizando retalhos de tecido, corda, linha e outros materiais sustentáveis.

No Rio Pequeno, o mestre Makoto Fukuzawa comanda a Oficina de Cerâmica. A ideia é demonstrar as possibilidades de produção a baixo custo dessa técnica tradicional, produzindo, inclusive, os próprios utensílios de trabalho.

Por fim, em Cidade Tiradentes, os jovens selecionados participam de uma Oficina de Crochê, com a mestra Gisa Mendes. A proposta é o ensino da técnica de crochê para a produção de peças lineares, circulares, bonecos e moda contemporânea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *